Gabriel Cardoso
Sou um profissional transdisciplinar, apaixonado por futuros com abordagem humana e empreendedora. Acredito no poder das virtudes humanas, do autoconhecimento e da aprendizagem contínua como motores de mudança significativa.
Com mais de duas décadas de experiência, tive uma trajetória que desafiou os contornos tradicionais de carreira: escolhi que a minha fosse um mosaico de papéis e responsabilidades que vão da pesquisa acadêmica à liderança executiva, passando por experiências tão diversas quanto ser motorista, organizador de eventos e pró-reitor.
Este percurso não-linear e essas diferentes personas me proporcionaram uma rica tapeçaria de competências e habilidades, permitindo-me navegar e contribuir significativamente em diferentes tipos de projetos, times, iniciativas e organizações, numa variedade de setores — público, privado e terceiro setor.
Hoje orgulhosamente atuo como gerente-executivo do Instituto Sabin, organização responsável pelo investimento social privado do Grupo Sabin, uma das maiores empresas de promoção à saúde do Brasil. Meu trabalho no Instituto tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e prosperidade das comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a inovação social.
Em paralelo, como professor-convidado em programas de pós-graduação e autor de livros e artigos, sou motivado em criar e compartilhar conhecimentos, insights e experiências nas temáticas de inovação social, empreendedorismo de impacto, sustentabilidade, futuros, educação empreendedora e responsabilidade social.
Minha jornada acadêmica é igualmente plural, abrangendo um bacharelado em Administração e um mestrado em Educação, além de múltiplos MBAs e uma especialização como ‘Educador do Século 21’ na Finlândia. Esta formação ‘t-shaped’, que combina uma vasta gama de competências generalistas com especializações profundas, viabilizou uma visão sistêmica, inovadora e complexa sobre desafios e oportunidades do presente e do futuro.
O combustível profissional que me move, além de autonomia para criar, é a busca constante pelo autoaprimoramento para ser capaz de sempre melhorar a minha capacidade de gerar impacto positivo e duradouro para desafios de equipes, organizacionais, sociais e ambientais.